EXTENSÃO

EXTENSÃO

A Extensão é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. Assim se constrói uma universidade pública de qualidade.“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.(…)”. (FORPROEX, 2012)A política extensionista se estabelece a partir do Plano Nacional de Extensão, formulado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Institucionalização da Extensão

Plano Nacional de Extensão
Desenvolvimento das instituições acadêmicas.Organização e Sistematização
Informações básicas úteis aos novos dirigentes e participantes da Extensão Universitária no Brasil.Avaliação Nacional de Extensão
Um parâmetro de avaliação da própria IES.Indissociabilidade Ensino-Extensão-Pesquisa
Conscientização da comunidade universitária e de outras esferas da sociedade quanto ao compromisso social da IES e a institucionalização da flexibilização curricular.Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras
Processo para a implementação e consolidação da Avaliação da Extensão Universitária Brasileira.

Link

COMPONDO INDICADORES DE QUALIDADE NA GRADUAÇÃO

No caso dos cursos de graduação, podemos considerar como “clientes”, internos ou externos, os docentes, discentes, servidores e a sociedade em geral. Para atender ao propósito do projeto, a partir da aplicação de um questionário serão delineados indicadores, onde serão analisados aspectos sociais e de desempenho. Inicialmente, o projeto será aplicado no Curso de Ciências Atuariais da UFF, podendo ser ampliado para os demais cursos de graduação vinculados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF, e posteriormente, para os demais cursos da Universidade. De forma suplementar, o projeto alcançará, também, a sociedade em geral, pois fornecerá elementos que poderão ser utilizados nas políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento dos alunos no decorrer dos cursos.

 

CONHECENDO O CURSO DE ATUÁRIA DA UFF

Por meio de instrumentos virtuais, como site e redes sociais, e visitas às unidades de ensino, vamos buscar ampliar esse conhecimento, mostrando a amplitude de atuação do profissional de atuária tanto no mercado de trabalho como na academia. Com isto esperamos aumentar o número de interessados em colocar como opção a inscrição no Curso, aumentando a demanda e, também, fornecer à sociedade a escolha do curso de forma mais consciente.

 

Ciências Atuariais: Ciclo de Eventos

Desde que foi criado, o Curso de Graduação em Ciências Atuariais tem oferecido aos alunos atividades que procuram uma maior integração entre o corpo discente e o mercado de trabalho. Entretanto, a partir deste ano, o que se pretende é dar uma dimensão maior, com o programa Ciências Atuariais: Ciclo de Eventos . Com este programa, temos certeza que vamos proporcionar aos alunos o conhecimento das diversas possibilidades de atuação, seja no campo acadêmico, seja no mercado de trabalho. Neste campo, os profissionais de expressão nacional que atuam direta ou indiretamente nas Ciências Atuariais vão expor aos alunos as suas experiências, apresentando temas da atualidade. É uma maneira de viabilizar aos alunos a oportunidade de ouvirem depoimentos de práticas profissionais pertinentes à sua formação, bem como interagirem com as organizações que participam do setor. No aspecto da atuação acadêmica, os alunos conheceram as possibilidades de atuação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os eventos são contados como atividades complementares na composição curricular dos alunos.

SABER EM MOVIMENTO

A partir destas características, o projeto objetiva disseminar o saber produzido a utilizar, para isto, de múltiplos elementos: de palestras a peças teatrais, de workshops a sessões de cinema, sempre proporcionando o diálogo com a comunidade acadêmica da UFF e com a sociedade em geral. O projeto pode vir a promover parcerias com outros projetos de extensão, grupos de pesquisa (aqueles devidamente cadastrados nas suas respectivas IES), com conselhos profissionais (como o IBA, CRC, CRA), organizações culturais e acadêmicas da sociedade (como cineclubes, grupos teatrais, bibliotecas), dentre outros atores sociais.

 

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados