DESCRIÇÃO

O Curso de Graduação em Ciências Atuariais da Universidade Federal Fluminense – UFF foi criado em 30 de junho de 2010, por meio da decisão do Conselho Universitário nº 062/10 e a primeira turma foi iniciada em agosto de 2010. Esta criação coaduna com a crescente sofisticação da sociedade brasileira no âmbito atuarial, onde o campo profissional do atuário tem crescido de forma consistente ao longo dos anos, por fatores como a maior internacionalização do Brasil no mercado externo e a crescente conscientização da sociedade brasileira da importância de se investir em seguros, saúde e previdência.

O curso de Atuária da UFF é da modalidade presencial, noturno e oferece quarenta vagas por período e o ingresso é pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu e concede aos seus formandos o título de bacharel em Ciências Atuariais. Possui carga horária de 2.760 horas, com duração prevista para oito períodos e é reconhecido pelo MEC pela portaria nº 867 de 09 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 13 de novembro de 2015.

O objetivo do curso é a colocação de profissionais no mercado com excelente nível de graduação. O profissional estará apto a não só desenvolver suas atividades específicas, mas também atender a demandas atuais da sociedade, se adaptar a novos processos e tecnologias, como também ocupar cargos de direção nas organizações.

As disciplinas trabalham com ênfase na aplicação prática no campo de atuação do atuário, além de buscar sempre a contextualização com os aspectos históricos, econômicos, políticos e sociais, oferecendo, ainda, aos graduandos, projetos de monitoria, de pesquisa e ações extensionistas. Congrega-se, portanto, as atividades de ensino, pesquisa e extensão e, assim, os alunos do curso são preparados para atuar tanto no mercado de trabalho como na área acadêmica.

 

Copyright 2018 - STI - Todos os direitos reservados